.jpg)
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
MÃE É PURA POESIA

Foto: Mãe e sua moda pra bracinhos quebrados
Então, depois de passado o susto, agora dá pra falar de forma mais amena sobre essa fratura que mãe sofreu no pulso. Recentemente ela tirou o gesso (depois de exatamente um mês) e agora só usa uma luvinha ortopédica. Bom que a luvinha é preta e combina com qualquer roupa. E lindo foi vê-la passeando pela cozinha e dizendo:
- Ô Zalma, que coisa boa esse ventinho que eu tô sentindo no braço.
Pois é. Depois de um mês com aquele troço calorento e que coça que só no braço, ter o braço livre e sentir o ventinho é algo que só quem passou percebe a grande diferença.
Agora o melhor foi mãe, depois de tomar banho, chegar pra mim na sala e dizer:
- Zalma, abotoa aqui.
Minha Nossa! Quando virei vi mãe com um vestidinho jeans básico que tinha, nada menos, que 11 botões. Isso mesmo! 11 botões!!!
Aí disse:
- Mulher, tu não tinha algo mais apropriado pra quem tá com um braço imobilizado não?!
Pq 11 botões pro caba abotoar, é um saco até pra quem tá com os dois braços sadios.
Ai ela começou a rir.
E eu falei: - Se eu nao tivesse aqui, como tu ia abotoar isso?
E ela: com a mão que tá boa! Já tô ficando bem prática.
Mas então eu disse:
- É. Ainda tá bom. Pior se fossem 11 botões nas costas.
Pra finalizar, ela vai pro quarto, assistir o show de Pe. Marcelo Rossi e seus convidados. Pede pra eu botar no SBT e assistir.
Pra abrir, aparece Belo no telão em dueto com o Padre, cantando "Noites traiçoeiras". Pensei: mas adequado pra Belo seria aquela musiquinha que diz: "Era uma vez um hominho torto, que morava numa casinha torta...e então apareceu Jesus..." e endireitou a vida torta do hominho torto.
Enfim, depois aparece Claudia Leite. Ouço da sala, ela ouvindo no quarto. Assim que a mulher termina de cantar, ela aparece na sala e diz:
- Zalma, aquela menininha do Babado Novo arrasou com Jesus!
Ai comecei a rir e disse: Mulher, cuidado com o que tu diz. A mulher cantou Jesus Cristo de uma forma tão fervorosa, e tu vem dizer que ela arrasou com Jesus!?
hahahahahahahahahaha...risos lesos das duas.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Mãe fraturou a mão
minha querida mãezinha foi caminhar, pisou em falso e caiu sobre o braço direito. O resultado foi uma fratura na mão, que foi um pouco séria e ela teve que fazer uma cirurgia. O revoltante é que tudo aconteceu as 6:30 da manha. Ela foi pro Trauma, mas depois meu irmão resolveu levá-la pra outro Hospital. E no tal pronto socorro da Júlia Freire ela chegou as 9h da manhã e só fizeram a cirurgia as 20h. Ou seja, a bichinha ficou 11h sentindo dor e sem comer. Um absurdo esses hospitais daqui. E olhe que este último é particular.
Graças a Deus, ela olta pra casa amanhã.
Pra nao perder a oportunidade, e já que agora ela tá bem, me lembrei que o médico pediu pra que ela fosse, devagarzinho, movimentado os dedos da mão cirurgiada. Foi entao que vi mãe com a mão esquerda, mexer os dedinhos da mão direita. Uma, duas vezes. Foi entao que perguntei: “tá brincando com os dedinhos, é? E ela respondeu: Não, foi o médico que pediu pra eu ir movimentando os dedos da mão operada.
Aí eu comecei a rir e disse:
-Mãe, vc tem que mexer os dedos da mão da cirurgia, movimentando as articulacoes da própria mão. O que vc tá fazendo não tá adiantando nada.
Ai, ela:
- E é. Pensei que fosse assim. Desde ontem que faço isso.
Ô Jesus! Ela é muito linda!
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
sábado, 27 de setembro de 2008
Ícones
Em vários estacionamentos de shoppings e supermercados, vi isso e então, perguntei a mãe se ela se identificava com aquele símbolo que representava o segmento na qual ela está inserida. E ela, lógico:
- DE JEITO NENHUM. NÃO SOU DOENTE E NEM ANDO DE BENGALA. NADA A VER!
Então, o que vocês acham?

sexta-feira, 11 de julho de 2008
"OS MELHORES SÃO JOÕES DO MUNDO"

Só não vale dançar homem com mulher e nem mulher com homem
Então, vou falar da minha visita recente às festividades juninas de Caruaru (e também um pouco de Campina) e toda a riqueza de olhar que estas proporcionam.
Em Caruaru, nos fins de semana às tardes, na avenida que não sei o nome, uma espécie de Epitácio Pessoa, acontece as “drilhas”, um tipo de micareta junina, onde os ritmos, passando do axé aos hits internacionais, ganham roupagem matuta, ou seja, são transformadas em forró, formatando o que podemos denominar de “micadrilhas”. Aí tem “Brinkdrilha”, “Trokadrilha”, “Gaydrilha”, “Sapadrilha”, “Missadrilha”, “Cambudrilha” e etcdrilhas para todo e qualquer segmento.


Os protagonistas da Brinkdrilha

Carla Perez soltando a voz e a tartaruga estarrecida
Hahahahahahahahahahahahaha...
Do lado dela uma tartarugona azul de pelúcia coreografava, compondo o cenário lúdico.
E eu embaixo, embasbacada com a versatilidade de Carla.
O marketing matuto
- Club Social-Kraft ( e não me pergunte o que bolacha tem a ver com São João, porque tem!)
- Teachers, 51, Skol, Rum Montilla;
- Tim (São João sem fronteiras);
- Marisa (passe aqui, faça seu cadastro e ganhe um brinde!)
Destaco a atuação do Bom Bril e o seu arraial do “esfrega-esfrega” (em Caruaru e CG), com DJunino, decoração de panelas na parede, boneca gigante (em CG) desfilando pelo parque do povo com cabelo de Bom Bril, e mocinhas e mocinhas de aço pra dançar com o público que os solicitava, além das gincanas animadas. No final, brinde: chaveirinho da Bom Bril. Nos outdoors e Tv, Carlinhos Moreno, o garoto Bom Bril, celebra o casamento do Brilho e da Limpeza.
Outra associação que parecia impossível, aconteceu. E aí se vê que tudo é possível de se associar a São João. Bom Bril falou de casamento, que lembra casal, união, paixão, amor e, então, amor casa certinho com Serenata (do amor em CG) e com Sonho de Valsa-Kraft (em Caruaru). E o Sonho foi mais alem: levou pra dentro do Pátio do Forró uma roda gigante cor de rosa, com logomarca ao centro. Pra andar nela, casais faziam fila, e ganhavam chocolate do garoto Sonho de Valsa (todo rosa e lilás, vestidinho de Sonho, a coisa mais meiga). Agora tudo era feito pra casal. E aqui vai meu protesto. E os solteirões do forró? E os GLBTs do forró?

Kako na Kaposfera, o planeta de onde eles vêm. Lá cada suco tem personalidade.
Kirina-uva, por exemplo, é a patricinha da turma e tudo dela é cor-de-rosa.
As marcas, principalmente às voltadas para as crianças, tavam presente na Brinkdrilha. Todas com seus mascotinhos fofinhos que volta e meia tiravam fotos com as crianças. Vitamassa, gelinho “não sei o quê”, e todos os sabores da Kapo e seus suquinhos personificados. Interessante que as marcas para as crianças perceberam (muito através de pesquisa) que criança gosta de ter amiguinhos até mesmo nos produtos que come. Assim fez a Del Valle, a Nestlé, a Kapo da Coca-Cola, e tantas outras. Uma aluna falou que o filho adorava os biscoitos divertidos, embora sempre relutasse antes de comer:
- Mainha, e eu vou comer a zirafa??? Mainha, eu tenho pena de comer o elefante!!!
Voltando a Kapo, toda a Kaposfera (planeta descrito no site, habitado por todos os sabores) desceu sua nave em Caruaru. Tavam lá Kirina, a uvinha; Kako, o chocolate;
Kaúri, de abacaxi; Kemi, Maracujá e Kike, de laranja. Eles dançavam, tiravam fotos, sorriam o tempo todo (e nao podia ser diferente, vide a roupinha), ou seja, se materializavam pra crianças sedentas de tomá-los.
Então, de volta a JP, comprei um Kike e uma Kirina, pra Leozinho (meu sobrinho) que adora as tais tintinhas disfarçadas de suco. Então dei a ele, que nao disfarçou o contentamento. Pedi, então, pra colocá-los na geladeira. Quem disse que o pirrai deixou?
- Não, titia!
Se agarrou com os sucos e foi assistir Tv. Era um olho no Pica-pau, outro nos amiguinhos da Kaposfera. Parecido com o fato de que os pirrai que compram os Mclanches felizes da vida, na verdade compram o brinquedo e desprezam o brinde (o sanduíche).


Kako-chocoloate, o gostosão das crianças e Kemi-maracujá, perfeita para os estressadinhos.
Destaque para os bracinhos e perninhas de canudo (observação de Iguinho).

Kime e uma consumidora. Destaque para as frutas espremidas na avenida.

Imagino que este poderia ser o cenário da Missadrilha
Engraçado foi o taxista que me levou no guichê da caruaruense. No caminho foi conversando e falando da loucura que estava o trânsito, as ruas que viraram contramão e como isso dificultava o trabalho deles. Ele:
- Moça, num vou atrapalhar sua corrida não. Vou conversar rapidinho. Olhe, mas esse povo só faz dificultar o trabalho da gente. Dia desses fui pegar uma mulher no ponto de ônibus porque fazia mais de uma hora que ela tava lá e o ônibus não passava. E sabe por que, moça??? Por causa duma danada duma Missadrilha. Agora olhe só, moça, em plena 5:30 da tarde, o povo voltando do trabalho, cansado e com fome, doido pra chegar em casa, tomar um banho e comer, e lá ta, no meio da avenida principal de Caruaru, um padre em cima dum trio elétrico e um monte de gente atrás seguindo e cantando. Moça, sinceramente, Jesus não gosta dessas coisas não!!!
E tem mais, eles (o prefeito) deixam pra fazer a coleta do lixo em plena luz do dia, atrapalhando o trânsito. E sabe pra quê??? Pra mostrar serviço. Pra população ver que o prefeito tá trabalhando. Pra ganhar voto.
E eu, a moça, só ali, no banco de trás, apreciando o monólogo-desabafo-sábio dele.
Adorei e registrei.
domingo, 6 de julho de 2008
MÃE E A CARIDADE COM DINHEIRO ALHEIO

Mãe já é figura conhecida na Padaria de Seu Aluizio.
Teve uma vez que ela chegou lá, comprou o pão e, virou pra um lado, virou pro outro e disse:
- Eu tenho outra coisa pra comprar aqui, mas to esquecendo.
Isso parada com o saco de pão no meio da padaria.
- Oxe, que danado eu vim mais comprar aqui???
Os padeiros, que já a conheciam, e vendo o dilema dela, tentaram ajudar.
- Não é o queijo, não???
E ela: "Não."
- Bolacha???
- Nao, nao...
- Um leite???
- Nao, nao...agora lembrei. É um iogurte que Zalma me pediu...
Isso ela me contou e eu imaginando os padeiros mobilizados pra ajudá-la nessa empreitada.
Enfim...
O bom mesmo foi no dia que ela tava seguindo a tardinha pra padaria, quando D. Dalva a chamou e perguntou:
- Marlene, tu vai pra padaria?
- Vou!
- Tu pode comprar um real de pão pra mim?
- Compro, mulher.
D. Dalva atravessou a rua e entregou um real a ela.
Chegando em Seu Aluízio, e com aquela alegria de sempre, mãe vai, cumprimenta Seu Aluizio, fala com os meninos no balcão, pede o pão, recebe...e nessa hora vê uma caixinha que dizia "Colabore com o Natal dos funcionários". Mãe, de alma bondosa, foi no bolso, pegou um real e colocou lá na caixinha. Os meninos agradeceram.
Voltando, quando vai entrando em casa, D. Dalva grita do outro lado:
- Marlene, comprasse meu pão???
Na mesma hora, mãe pára e diz:
- Mulher, pelo amor de Deus! Doei teu dinheiro pros meninos da padaria...(e começa a rir).
D. Dalva, resignada diz: "Tem problema não, Marlene."
- Não, mulher, vou lá comprar.
-Não, Marlene.
- Então, tá, toma dois pães aí. Tá bom?
- Tá tá...
Pois fica a dica. Quem quiser ajudar, fazer algum tipo de filantropia ou caridade e não se sentir muito a vontade pra fazê-lo pessoalmente, é só dar o dinheiro a mãe que ela resolve. Ô alma boa, Jesus!
quinta-feira, 3 de julho de 2008
MÃE, E A SAGA DO BOI CONTINUA...


Pegando carona na manada ou cardume de boi, vamos à Parintins, à festa do boi bumbar, onde o caprichoso (azul) e garantido (vermelho) se digladiam no curral ou arena da festa mais importante e representativa do Amazonas. De olho atento na Band (que assim como popularizou o carnaval da Bahia, vem repetindo o feito com a festa de Parintins), está ela: mãe. Acompanhando cada palavra de Datena na exclusivíssima transmissão ao vivo. Mãe acha tudo lindo. Adora a festa, e já arrisca me explicar o que significa o pajé, a cunhã-poranga, a tripa do boi (o caba que fica dentro do boi), etc. Me explica que para o Caprichoso o nome Garantido não é pronunciado e sim fala-se do "boi contrario", e vice-versa. Mãe, vibra com as fantasias, com os carros alegóricos (?), os bonecos e animais gigantescos, o colorido, as danças, a vibração da torcida, enfim...No intervalo, vejo a reportagem da mulher entusiasta do Garantido que conserva a piscina da sua casa vazia para evitar a água azul, cor do boi contrario.
Aí, acontece uma coisa interessante: os comentários de mãe, que não tem Mastercard que pague(volto a repetir).
Na apresentação do Garantido, aparece seu puxador de boi mais famoso: David Assayag. Cego desde os 14 anos, segundo informação de mãe, David é uma celebridade no Amazonas pelo seu vozeirão e amor pelo boi. Então, David aparece devidamente paramentado, cantando, defendendo as cores do seu boi ao lado da mulher, também vestida a caráter, com muitas penas (sustentáveis) ao redor do corpo e de mãos dadas com o marido. Ela representa alguma coisa no folclore que eu não sei dizer. E sua beleza chama a atenção. Tanto que mãe diz:
- Zalma, essa é a mulher dele. Olha como é bonita...de rosto e de corpo.
E entao, solta o comentário cruel:
- Mulher, essa mulher é muito bonita pra ele. E ele é cego, nem pode ver. É um desperdício danado. Ele devia deixar ela pra outra pessoa que vê e pegar uma mais feinha...
hahahahahahahahahahhahahahahahahaha
Caramba! O homem, por ser cego (e apesar de), não tem direito a ter uma mulher bonita. É f....
terça-feira, 1 de julho de 2008
PRA ANIMAR, MAIS UMA DE MÃE.

Foi assim, estávamos indo pra Natal de carro.
Num certo momento, os carros não andavam. Botei a cabeça pra fora pra ver o que estava acontecendo. Pensei que fosse uma batida. Lá na frente, consegui ver que haviam uns boizinhos atravessando a pista. Mãe, do meu lado, perguntou o que havia. Aí eu disse:
- Mãe, acho que é uma manada de boi.
E logo depois me perguntei: "Manada é de boi mesmo???"
Mãe, de imediato, veio me corrigir.
- Nao, menina, se é boi, claro que é boiada!
Hummm...fazia sentido.
Aí começamos a rir e ela meio que a mangar de mim.
Entao eu perguntei: "Entao manada é de quê mesmo???"
E mãe, que tem resposta pra tudo (o que ela não sabe, ela inventa), disse:
- Manada??? Manada é de PEIXE!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA...
Aí nao deu certo nao. Eu disse: "Mulher, manada pode ser de tudo, menos de peixe, que é cardume. Isso eu tenho certeza.
Então, contando pra algumas pessoas o ocorrido, me esclareceram o que mãe tava querendo dizer: A manada dela era de "cavalo marinho", ou "peixe-boi".
Finalmente, mãe é realmente uma sábia.
sábado, 28 de junho de 2008
DICAS DE PRESENTE (PROS OUTROS)


Gente, em nome da nossa amizade, deixo aqui, de forma antecipada, duas dicas imperdíveis pra o amigo da onça 2009. Certamente, quem ganhar, vai entender o que é ter um "amigo da onça do peito". Imagine ouvir "Doce Mel" da Banda Calypso e "Heloisa mexe a cadeira" de Vinny, unplugged??? Nao tem Mastercard que pague, nem Forrófiado do Amazan Paraíba.
sexta-feira, 27 de junho de 2008
ASTROS
quarta-feira, 7 de maio de 2008
ELUCUBRAÇÕES
Abaixo exponho algumas destas maravilhas e seus poetas pós-modernos.
Acho que vocês vão concordar comigo.
LETRA 1
Senta Que é de Menta
Cavaleiros do Forró
Composição: Richardson Maia / Marcia Fellipe
Hoje eu vou fazer um Big BrotherFunk, Forró e Pagode lá dentro do meu AP
Só eu e você, vai ter BBB
Hoje a minha cama é o Paredão,
Sem anjo,sem salvação, e eu já indiquei você
Vou botar pra descer, vou botar pra descer
Mas e o outro jogo adiado eu não quero mais
Por que só a pré-eliminar não me satisfaz
Chupei sua uva e gostei só que não rolou
E eu na vontade fiquei sem fazer amor
Já que você me provocou, agora experimenta
Senta que é de menta, Senta que é de menta
Tchaca-Tchaca, Vuco-Vuco será que você aguenta?
Senta que é de menta, Senta que é de menta
Já que você me provocou,agora experimenta
Senta que é de menta, Senta que é de menta
Tchaca-Tchaca, Vuco-Vuco será que você aguenta?
Senta que é de menta, Senta que é de menta
LETRA 2
Metáfora
Gilberto Gil
Composição: Gilberto Gil - 1982
Uma lata existe para conter algoMas quando o poeta diz: "Lata"
Pode estar querendo dizer o incontível
Uma meta existe para ser um alvo
Mas quando o poeta diz: "Meta"
Pode estar querendo dizer o inatingível
Por isso, não se meta a exigir do poeta
Que determine o conteúdo em sua lata
Na lata do poeta tudonada cabe
Pois ao poeta cabe fazer
Com que na lata venha caber
O incabível
Deixe a meta do poeta, não discuta
Deixe a sua meta fora da disputa
Meta dentro e fora, lata absoluta
Deixe-a simplesmente metáfora
LETRA 2
O Quereres
Caetano Veloso
Onde queres revólver, sou coqueiro;
Onde queres dinheiro, sou paixão!
Onde queres descanso, sou desejo;
E onde sou só desejo, queres não!
E onde não queres nada, nada falta;
E onde voas bem alto, eu sou o chão;
E onde pisas no chão,
Minha alma salta: e ganha liberdade na amplidão...
Onde queres família, sou maluco;
E onde queres romântico, burguês!
Onde queres leblon, sou pernambuco;
E onde queres eunuco, garanhão!
E onde queres o sim e o não, talvez;
Onde vês, eu não vislumbro razão!
Onde queres o lobo, eu sou o irmão;
E onde queres cowboy, eu sou chinês!
Ah, bruta flor do querer...
Ah, bruta flor, bruta flor!
Onde queres o ato, eu sou o espírito;
E onde queres ternura, eu sou tesão!
Onde queres o livre, decassílabo;
E onde buscas o anjo, eu sou mulher!
Onde queres prazer, sou o que dói;
E onde queres tortura, mansidão!
Onde queres o lar, revolução;
E onde queres bandido, eu sou o herói!
Eu queria querer-te amar o amor,
Construírmos dulcíssima prisão;
E encontrar a mais justa adequação:
Tudo métrica e rima e nunca dor!
Mas a vida é real e é de viés,
E vê só que cilada o amor me armou:
Eu te quero e não me queres como sou;
Não te quero e não me queres como és...
Ah, bruta flor do querer...
Ah, bruta flor, bruta flor!
Onde queres comício, flipper vídeo;
E onde queres romance, rock'n roll!
Onde queres a lua, eu sou o sol;
Onde a pura-natura, o inseticídeo!
E onde queres mistério, eu sou a luz;
Onde queres um canto, o mundo inteiro!
Onde queres quaresma, fevereiro;
E onde queres coqueiro, eu sou obus!
O quereres e o estares sempre a fim,
Do que em mim é em ti tão desigual...
Faz-me querer-te bem;
Querer-te mal:
Bem a ti, mal ao quereres assim:
Infinitivamente impessoal;
E eu querendo querer-te sem ter fim!
E querendo-te,
Aprender o total...
Do querer que há;
E do que não há em mim!
LETRA 1
Chupa Que É De Uva
Aviões do Forró
Composição: Alexandre Avião / Richardson Maia / Marujo
Vem meu cajuzinhoTe dou muito carinho
Me dá seu coração
Me dá seu coração
Vem meu moranguinho
Te pego de jeitinho
Te encho de tesão
Te encho de tesão
Me deixa maluca
Tira o mel da fruta
Me mata de amor
Me mata de amor
Me pega no colo
Me olha nos olhos
Me beija que é bom
Me beija que é bom
Na sua boca eu viro fruta
Chupa que é de uva
Chupa, chupa
Chupa que é de uva
Na sua boca eu viro fruta
Chupa que é de uva
Chupa, chupa
Chupa que é de uva
Chupa, chupa
Chupa que é de uva
terça-feira, 22 de abril de 2008
7 ANOS DE SAUDADE
domingo, 30 de março de 2008
Frase da outra semana
Frase da semana
"A mulher é um ser tão maravilhoso que merece outro igual".
O que acharam? Vocês aprovariam a idéia?
O anúncio poderia ser "all type" (só texto) ou poderia conter uma imagem. E como seria esta imagem?
Aguardo considerações...
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Cristo pra cristo
Mãe é cristã. Vai a missa religiosamente todos os domingos (ou sábados?), mesmo que muitas vezes chegue discordando das palavras do padre, principalmente desses dogmas religiosos que demonstra como tudo muda menos a Igreja. Enfim, não vamos entrar nesse mérito, mas me lembro bem quando ela chegou indignada quando num desses sermões o padre sugeria que a viúva devia se enterrar junto com o marido dada a quantidade de privação que o luto gera e também o tempo em que deve ser mantido. Por essas e outras é que ela, numa excursão com um grupo da Melhor Idade, se recusava a fazer certas visitas. A galera tava fazendo um tour pelo interior da Paraíba e isso incluía visita a Igrejas. Numa dessas, mãe já meio entediada, ouviu a guia dizendo:
- Gente, chegamos em Guarabira, na Igreja tal...Aqui estão enterrados os ossos do Padre Ibiapina, símbolo do laralá laralá...
Quando mãe ouviu qual era o motivo da parada e a atração que a esperava, ao mesmo tempo em que viu as coleguinhas grisalhas deixando o ônibus bem animadinhas, ela disse pra si mesma o que qualquer uma podia escutar:
- O quê??? Eu vou lá descer pra ver osso de padre??? Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Eita carrego!!! Hahahahahahahahahahaha...
E, sem perceber, mesmo com todo o cristianismo, fé e fervor, ela andou pegando o Cristo pra cristo. Depositário de orações, pedidos e agradecimentos, ele também serve para carregar o pecado da vaidade de mãe.
Deus perdoe! Ela não sabe o que faz.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Trágica redundância
Inicio Penada 2008 c0m novo endereço (o anterior "rosalmapenada.blogger" expirou por falta de postagem desde o episódio de Gretchen...que vergonha!!!).
Então, dizem que toda crise pode se reverter em oportunidade, aproveito para dar cara nova a Penada.
E inauguro-o-o-o com uma pérola que Dantas (querido companheiro da Dádiva) pescou no jornal. Leiam e vejam que trágica ironia.
Portanto, aproveitando o mote, peço colaboraçoes para manchetes do gênero.
Theuzinho foi o primeiro a colaborar. A manchete dele foi:
"CRIANÇA MORRE AFOGADA EM LAGOA SECA".
Então, queridos leitores, vamos colaborar com este tema tão fascinante e que contribui sobremaneira para o crescimento desse país.
ps. Aguardem em breve novas aventuras dela: a incansável, a incomparável, a surpreendente, a MINHA MÃE!